Mentores

Daniela Borges
Daniela

A Daniela Borges terminou o mestrado no Instituto Superior Técnico em 2013 e está neste momento a trabalhar na YLD!, uma empresa dedicada a Web, Mobile e Jogos. A sua grande paixão está na vertente Web e é isso que a motiva a ser mentora da CoderDojo LX.

Tens uma dúvida relacionada com Web? Não hesites em contactar!

(GitHub, Twitter, LinkedIn)

João Costa
João

Sou o João Costa e sou entusiasta da programação, gosto especialmente de Arduino e Snap.

Participei em vários concursos Nacionais e  Internacionais de robótica, na modalidade de busca e salvamento, bem como no robô bombeiro, entre outros.

Encaro o CoderDojo como um desafio, um meio de partilha de conhecimento e uma iniciativa que promove a aprendizagem a inovação.

(GitHub, Twitter, LinkedIn)

João Sequeira
João

(Scratch: JoaoSalemaSequeira)

João Silvestre
João

O João Silvestre é estudante no Instituto Superior Técnico, no curso de Engenheira Informática e de Computadores. Gosta de programação e de resolver novos desafios. Já desenvolveu projetos em Java, Python, Assembly, HTML, Prolog, C e C++. Encontrou no CoderDojo uma excelente oportunidade para partilhar conhecimento e experiências com os mais novos.

Fotografia
Jorge

O Jorge Carvalho é estudante de Games and Apps Development na Universidade Europeia. …

Laura
Laura

Sou a Laura e tenho 13 anos. 

Vivo na Amadora e ando no 7.º ano. As minha disciplinas favoritas são Educação Visual, Educação Física, Inglês e Música. No entanto, adoro tudo o que esteja ligado à tecnologia! Ando no CoderDojo LX na Universidade Europeia porque gosto e acho que é uma maneira fácil de aprendermos muito.

(Scratch: LauraCoimbra)

Paulo

O Paulo Carvalho é engenheiro de software na Nokia Networks. Actualmente é Software Architect, trabalhando na modelação de software de Performance Management para suporte às redes de telecomunicações. Já trabalhou num variadíssimo leque de tecnologias desde o início da sua carreira há 20 anos atrás. Sempre curioso e até mesmo sequioso por acompanhar o estado da arte do desenvolvimento de software no que diz respeito a tecnologias, metodologias, linguagens e paradigmas de programação. Nunca perdendo uma oportunidade de se envolver em projectos inovadores em áreas de vanguarda tecnológica como o VR, Augmented Reality e IoT. Voluntariou-se como mentor no CoderDojoLX porque acredita que dentro muito em breve, programar será tão importante como ler e escrever. Nesse espírito, tem-se interessado por soluções que dêem a oportunidade aos mais novos de entrar em contacto com a programação o mais cedo possível tais como robôs de baixo custo, robustos, de fácil manuseamento e de programação acessível ou construções electrónicas simples e divertidas.

(GitHub, LinkedIn)

Pedro

Sou o Pedro e vivo em Lisboa. Tenho 12 anos.

Nasci em Lisboa em 2002 na Maternidade Alfredo da Costa.

Estou na escola Gil Vicente, no 7.º ano de escolaridade, e as minhas disciplinas preferidas são Educação Tecnológica, História e Geografia de Portugal. Ando no CoderDojo LX da Universidade Europeia porque gosto e é divertido.

(Scratch: pedrosilva-slb)

Rodrigo Lousada
Rodrigo

O Rodrigo Lousada é estudante do 2.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico. Adora rogramar e tem conhecimentos em linguagens como C, Java, Python e HTML. Tem experiência em trabalhar com mais novos, tendo já sido treinador de basquetebol. Vê no CoderDojo uma óptima oportunidade para aprender e partilhar conhecimentos.

Rui Inácio
Rui

O Rui Inácio é um apaixonado por tecnologia nas suas mais diversas formas e aplicações, desde a aviação à música, da alta-fidelidade ao cinema, entre outras. É gestor de tecnologias de informação, formador e recentemente voltou a estudar programação que tinha abandonado há bastantes anos. Tem conhecimentos de diversas linguagens de programação desde as «antigas» Basic, C, Cobol, Pascal e Clipper, até as mais recentes, como C#, JavaScript e HTML, entre outras. Acha o Scratch uma fantástica ferramenta de ensino de programação e adora ajudar os mais novos (e não só!) a descobrir este fascinante mundo.

(Scratch: RMI007, LinkedIn, Facebook)

Sofia Aparício
Sofia

A Sofia Aparício é estudante de Engenheira Informática (ciências da computação) no Instituto Superior Técnico. Participou em vários concursos Nacionais e um Internacional de robótica. Tem experiência de 4 quatro anos como animadora de grupos de crianças voluntariamente.

Gosta de programar e tem experiência em linguagens de programação como Assembly, python, C, C++, prolog, HTML e Java.

Reconhece no CoderDojo uma oportunidade de difundir e cultivar conhecimentos em programação.

(LinkedIn)

Teresa Salema
Teresa

A Teresa Salema é colaboradora da PT Portugal e tem mais de 25 anos de experiência profissional no sector das telecomunicações, nomeadamente nas áreas marketing, comunicação, desenvolvimento, e sustentabilidade.

Acredita que as novas tecnologias trazem valor acrescentado em todas as atividades económicas e sociais revolucionando o modo como nos relacionamos, vivemos ou trabalhamos. Os nativos digitais já as consomem e utilizam desde que nasceram. Devem, por isso, também perceber o seu funcionamento, arquitetura e os princípios da programação. Só desta forma, vão poder encontrar as melhores soluções tecnológicas na resolução de problemas.

É formada em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico e possui um Mestrado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa. Foi docente convidada da Universidade Católica Portuguesa entre 2003 e 2011.

(Scratch: teresasalema, LinkedIn, Facebook)

Vitória

Sou a Vitória e tenho 16 anos. Vivo em Cascais e ando no 11.º ano.

Adoro todo o tipo de tecnologias. Também gosto de ler e escrever. As minhas disciplinas favoritas são a Matemática e as Ciências. Estou no CoderCojo LX porque adoro aprender programação e outro tipo de coisas que tenham a ver com tecnologia.

(Scratch: vickyazul)

Campeões

Magadiel Lopes
Magadiel

O Magadiel Lopes trabalha na Companhia de Seguros Fidelidade S.A. como gestor de projectos e é certificado como PMP pelo PMI (Project Management Institute).

É apaixonado por computadores e informática e tem uma longa carreira informática, que começou com um Spectrum Z80 em 1984, onde aprendeu BASIC e Assembly. Acompanhou toda a evolução dos PC, período no qual trabalhou profissionalmente com várias linguagens, como o Pascal, o C, o C++, o Delphi e o Dbase/Clipper. Nos sistemas mainframe, trabalhou com COBOL, Assembly e outras tecnologias da IBM. 

Tem ainda experiência como administrador de sistemas Unix e administrador de bases de dados Oracle.

Em Outubro de 2014 descobriu o Scratch e, junto com os seus filhos Vitória e João Pedro, delicia-se a aprender e a ensinar.

(Scratch: Jackolima, LinkedIn)

Manuel Menezes de Sequeira
Manuel

O Manuel Menezes de Sequeira ensina na Universidade Europeia | Laureate International Universities sobre programação e sobre algoritmos e estruturas de dados. Já ensinou no Instituto Piaget, na Universidade Católica Portuguesa e no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É doutorado em engenharia electrotécnica de de computadores pelo Instituto Superior Técnico.

Toda a sua carreira foi feita na academia, tendo feito investigação no INESC-ID, no Instituto de Telecomunicações e no ISCTE-IUL. Entusiasta do Scratch e do Snap!, para cujos projectos contribui com traduções para português.

(Scratch: MMSequeiraFacebook, Twitter, LinkedIn)