Programação

Queres aprender a programar? Podes começar com o Scratch. Regista-te no Scratch e segue os nossos campeões e mentores. Começa pelos nossos Projectos de Arranque. Fá-los teus, remisturando-os e alterando-os. Cada um deles tem uma secção «DICAS DE REMISTURA» nas respectivas instruções. Inspira-te!

Também podes seguir as lições do Período 1 do Code Club:

  1. Félix e Herberto
  2. Caça às bruxas
  3. Fogo de artifício
  4. Jogo das frutas (máquina caça-níquel)
  5. Peixe faminto
  6. Corrida no deserto
  7. Adivinha o que é
  8. Caixa de pintura
  9. Cria o teu próprio jogo

(Podes ver os projectos resultantes das lições no estúdio Code Club - Período 1.)

Se quiseres ir mais longe nos conceitos de programação que aprendes e exploras, podes experimentar o Snap!. Uma forma gira de começares com o Snap! é usar o Snap4Arduino e fazer alguns dos projectos de iniciação ao Snap4Arduino.

Outra possibilidade é ires ao Codecademy, onde podes aprender a fazer páginas Web usando HTML e CSS, e a programar usando linguagens como o Python, o JavaScript ou o Ruby.

Se a linguagem Ruby te chamou a atenção, pode experimentá-la no curso TryRuby. Também podes usar o KidsRuby.

Páginas Web

Queres aprender a fazer uma página Web? Podes aprender HTML e CSS usando o Thimble. Segue a nossa apresentação sobre HTML e CSS:


Para saberes como testar a tua página Web em vários dispositivos, vê este artigo.

Programação de jogos

Queres começar programar jogos? Experimenta o Unity. Na apresentação abaixo está alguma informação sobre o Unity:

Podes seguir os conjuntos de tutoriais do nosso amigo João Kucera.