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Emblemas

Python [Iniciado]

O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de Python aprendendo princípios fundamentais tais como:

  • Armazenamento e execução de programas em Python usando um editor de texto e a linha de comandos
  • Escrita de texto no ecrã
  • Concatenação básica de cadeias de caracteres (incluindo str() para converter números)
  • Utilização de variáveis para guardar texto e números
  • Obtenção de entradas do utilizador (incluindo int() para converter números)
  • Utilização de operações matemáticas simples
  • Utilização de instruções if/elif/else e de operadores de comparação
  • Utilização de ciclos while
  • Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de Python de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «Python (Iniciado)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Beginner_Python]
  • Criando um projecto, possivelmente um jogo simples para adivinhar um número, que demonstre os princípios acima
  • Python [intermédio]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de Python exemplificando princípios da linguagem incluindo:

  • Utilização de listas para guardar valores, bem com utilização de operações comuns sobre listas: acrescentar, remover, inverter e saber o comprimento
  • Utilização de dicionários para guardar pares chave/valor
  • Utilização de ciclos for para repetir o mesmo código um certo número de vezes ou para percorrer uma lista
  • Utilização de funções para reutilização do próprio código ou do código de outrém
  • Utilização de arquivos de texto, lendo, escrevendo ou acrescentando
  • Este emblema só pode ser atribuído se o candidato já tiver recebido o Emblema de Python Iniciado.

    Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de Python de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «Python (Intermédio)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Intermediate_Python ]
  • Desenvolvendo um programa demonstrativo do conhecimento dos princípios acima
  • JavaScript [Iniciado]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de JavaScript aprendendo estes princípios fundamentais:

  • Inclusão de JavaScript num arquivo HTML
  • Utilização de um «linter» para depurar e procurar erros
  • Utilização do atributo onClick de etiquetas HTML para accionar o JavaScript
  • Utilização das funções alert() & document.write()
  • Inclusão da biblioteca jQuery numa página web
  • Accionamento de acções na sequência de cliques, modificando propriedades CSS e obtendo valores de elementos com o jQuery.
  • Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de JavaScript de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «JavaScript (Iniciado)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Beginner_JavaScript_Sushi]
  • Demonstrando de qualquer outra forma ter aprendido os fundamentos da modificação de documentos HTML usando JavaScript, conforme descrito acima.
  • JavaScript [intermédio]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de JavaScript exemplificando princípios da linguagem incluindo:

  • Registo de mensagens na consola do navegador e sua leitura
  • Utilização das ferramentas do programador do seu navegador para investigar e depurar o código
  • Armazenamento em variáveis ​​(var) de valores de tipos de dados simples e de resultados de funções, obtendo e modificando os seus valores
  • Criação de funções e passagem de argumentos ​​para essas funções
  • Utilização de operações de concatenação de cadeias de caracteres
  • Utilização de lógica condicional e de operadores de comparação com if/else if/else
  • Criação de arrays e adição e leitura de valores em arrays
  • Utilização de operações matemáticas e geração de números (pseudo)aleatórios
  • Este emblema só pode ser atribuído se o candidato já tiver recebido o Emblema de JavaScript Iniciado.

    Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de JavaScript de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «JavaScript (Intermédio)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Intermediate_Javascript_Sushi]
  • Demonstrando de qualquer outra forma ter aprendido técnicas de JavaScript incluindo o registro de mensagens, a escuta de acções e a utilização de variáveis, instruções condicionais, arrays e funções.
  • Javascript [Avançado]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de JavaScript exemplificando princípios da linguagem (potencialmente com o auxílio de código de biblioteca, e.g., do jQuery) incluindo:

  • Separação do código em funções para reutilização e fácil gestão
  • Armazenamento de dados como pares de chave-valor em literais de objecto
  • Utilização de variáveis ​​booleanas e negação dos seus valores usando «!»
  • Remoção e filtragem de valores de arrays
  • Modificação de classes CSS em objectos DOM a partir do JavaScript
  • Modificação do DOM, adicionando e removendo itens
  • Obtenção de valores de entrada de formulários HTML
  • Escuta de acções em todos os objectos DOM com determinadas propriedades (classe/etiqueta/identidade)
  • Pesquisar em linha de soluções para os problemas com que se deparar
  • Este emblema só pode ser atribuído se o candidato já tiver recebido o Emblema de JavaScript Intermédio.

    Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de JavaScript de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «JavaScript (Avançado)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Advanced_Javascript_Sushi]
  • Aprendendo a construir uma aplicação web usando JavaScript avançado, com a opção de usar código de biblioteca
  • Scratch [Iniciado]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de Scratch aprendendo os seguintes princípios fundamentais:

  • Utilização dos comandos para andar e girar
  • Utilização dos controlos do teclado
  • Utilização das coordenadas x/y para posicionar os actores
  • Alteração do cenário do palco e do traje de um actor, e utilização de mostrar/esconder
  • Utilização de ciclos repete para sempre
  • Detecção do toque entre actores
  • Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de Scratch de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «Scratch (Iniciado)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Beginner_Scratch]
  • Desenvolvendo um programa que demonstre o seu conhecimento dos princípios acima.
  • Scratch [Intermédio]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de Scratch exemplificando princípios da linguagem incluindo:

  • Utilização da ferramenta Caneta
  • Utilização e actualização de variáveis em ciclos
  • Utilização de ciclos «até que repete»
  • Obtenção de valores de entrada com comando «pergunta»
  • Utilização de várias listas com propriedades relacionadas pelo índice
  • Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de Scratch de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «Scratch (Intermédio)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Intermediate_Scratch]
  • Desenvolvendo um programa que demonstre o seu conhecimento dos princípios acima.
  • Scratch [Avançado]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de Scratch exemplificando princípios da linguagem incluindo:

  • Clonagem de atores
  • Utilização de variáveis dentro de actores clonados
  • Criação e utilização de blocos personalizados («Mais Blocos»)
  • Reutilização do código em vários locais com blocos personalizados («Mais Blocos»)
  • Difusão de mensagens para desencadear comportamentos em outros actores
  • Utilização de variáveis para configurar o programa
  • Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de Scratch de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «Scratch (Avançado)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/Advanced_Scratch]
  • Desenvolvendo um programa que demonstre o seu conhecimento dos princípios acima.
  • App Inventor [Iniciado]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento do App Inventor criando e executando, num dispositivo Android ou num emulador, uma aplicação que:

  • Inclui mais de uma tela e permite que o utilizador se mova entre elas
  • Usa botões ou algum outro controlo para desencadear um comportamento no ecrã, e.g., mostrar uma mensagem ou uma imagem
  • Usa disposições (layouts) para colocar elementos em colunas e/ou linhas e para os alinhar
  • Mostra um componente de média, e.g., um vídeo ou uma imagem
  • Usa pelo menos uma variável nos blocos da aplicação
  • Usa blocos para receber texto de entrada do utilizador e para o mostrar
  • Executa uma acção condicional com base numa entrada do utilizador
  • App Inventor [Intermédio]

    O detentor deste emblema levou a sua criatividade e conhecimento do App Inventor a um nível mais elevado criando e executando, num dispositivo Android ou num emulador, uma aplicação que:

  • Utiliza o gravador de som ou a funcionalidade da câmara do telefone
  • Guarda informações submetidas pelo utilizador num arquivo no telefone
  • Carrega essa informação do arquivo e mostra-a
  • Usa pelo menos um procedimento nos blocos da aplicação
  • Usa pelo menos um ciclo nos blocos da aplicação
  • Usa pelo menos uma lista nos blocos da aplicação
  • Usa blocos para receber texto de entrada do utilizador e para o mostrar
  • HTML e CSS [Iniciado]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de HTML e CSS aprendendo os seguintes princípios fundamentais:

  • Utilização de um editor de texto para criar e guardar um arquivo HTML.
  • Construção de um sítio web com um título, texto de parágrafo, uma lista e uma imagem.
  • Utilização de um navegador web para abrir esse arquivo e mostrar o seu sítio web.
  • Ligação de páginas entre si e também ligação a um sítio web externo.
  • Criação de uma tabela incluindo cabeçalhos e várias linhas.
  • Criação de um ficheiro CSS e estilização do sítio web criando uma barra de menu simples e mudar cores, fundos e bordas.
  • Para receber este emblema, o candidato tem de demonstrar a sua criatividade e conhecimento de HTML e CSS de uma das seguintes formas:

  • Completando os cartões Sushi oficiais «HTML e CSS (Iniciado)» do CoderDojo. [http://kata.coderdojo.com/wiki/My_First_Website]
  • Criando um sítio web simples usando HTML e estilizando esse sítio web usando CSS, demonstrando o seu conhecimento dos princípios fundamentais acima.
  • HTML e CSS [Intermédio]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de HTML e CSS exemplificando princípios dessas linguagens incluindo:

  • Compreensão básica de como e porquê usar as Ferramentas do Programador do navegador web, em particular o Inspector.
  • Utilização de classes e identificadores para atribuir propriedades CSS a elementos HTML, compreendendo a diferença entre os dois.
  • Utilização de medidas relativas (e.g.,%, vh ou em) e absolutas (px), compreendendo a diferença.
  • Utilização da pseudoclasse pairar (hover) recorrendo a um selector em CSS para produzir uma alteração visível num elemento.
  • Animação de elementos HTML usando animações CSS e quadros-chave.
  • Este emblema só pode ser atribuído se o candidato já tiver recebido o Emblema de HTML e CSS Iniciado.

    HTML e CSS [Avançado]

    O detentor deste emblema demonstrou a sua criatividade e conhecimento de HTML e CSS:

  • Usando um modelo simples para sua página web (a partir de cópia e cola).
  • Construindo um menu animado a partir de um elemento ul com Transições CSS.
  • Compreendendo e utilizando a técnica de pai relativamente posicionado com filho(s) absolutamente posicionado(s).
  • Compreendendo as propriedades de índice-z e de visibilidade.
  • Utilizando pseudoclasses diferentes de pairar (hover), e.g., clique, alvo, etc.
  • Pesquisando em linha soluções para os problemas com que se deparar..
  • Este emblema só pode ser atribuído se o candidato já tiver recebido o Emblema de HTML e CSS Intermédio.

    Emblema de Mentor

    O detentor deste emblema decidiu partilhar com outros o seu conhecimento de programação através de Mentoria no seu CoderDojo. Isso não é tarefa fácil, mas superou o desafio! Partilhando os seus conhecimentos de programação, mostrou aos outros que a programação é uma força para mudar o mundo!

    Emblema de Campeão

    O detentor deste emblema decidiu criar um CoderDojo na sua comunidade. Gere e administra um Dojo que ensina gratuitamente crianças e jovens a aprender a programar, mostrando-lhes que programar é uma força para mudar o mundo!

    O detentor deste emblema demonstrou o seu empenho em melhorar as suas competências como mentor realizando o Módulo E-Aprendizagem «Inspiring Ninjas» do CoderDojo. Este módulo permite compreender como ser um Mentor CoderDojo. Nele, os voluntários aprendem acerca de estilos de mentoria e acerca de como os usar na prática. Aprendem também como planear e preparar uma sessão CoderDojo.

    O detentor deste emblema demonstrou o seu empenho em melhorar as suas competências como mentor realizando o Módulo E-Aprendizagem «'CoderDojo Ethos; Implementation and Practice'» do CoderDojo. Este módulo permite compreender o Ethos do CoderDojo. Nele, os mentores aprendem como implementar e pôr em prática, num Dojo, o Ethos do CoderDojo.

    O detentor deste emblema demonstrou o seu interesse em aprender ou em partilhar conhecimentos de programação participando na sua primeira sessão no seu Dojo local! Para se candidatar: Emblemas de participação podem ser ganhos por qualquer membro da comunidade CoderDojo (Ninjas, Mentores ou Campeões) através da sua participação no seu Dojo local.

    O detentor deste emblema demonstrou o seu interesse em aprender ou em partilhar conhecimentos de programação participando nas suas cinco primeiras sessões no seu Dojo local! Para se candidatar: Emblemas de participação podem ser ganhos por qualquer membro da comunidade CoderDojo (Ninjas, Mentores ou Campeões) através da sua participação no seu Dojo local.

    O detentor deste emblema demonstrou o seu interesse em aprender ou em partilhar conhecimentos de programação participando nas suas dez primeiras sessões no seu Dojo local! Para se candidatar: Emblemas de participação podem ser ganhos por qualquer membro da comunidade CoderDojo (Ninjas, Mentores ou Campeões) através da sua participação no seu Dojo local.

    O detentor deste emblema demonstrou o seu interesse em aprender ou em partilhar conhecimentos de programação participando nas suas vinte e cinco primeiras sessões no seu Dojo local! Para se candidatar: Emblemas de participação podem ser ganhos por qualquer membro da comunidade CoderDojo (Ninjas, Mentores ou Campeões) através da sua participação no seu Dojo local.

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