Para melhor te preparares para a tua primeira sessão no CoderDojo LX, onde aprenderás os princípios da programação em Scratch, segue estas instruções:
  • Assegura-te que tens disponível um portátil para levares contigo.
  • Nesse portátil, instala o Chrome, de preferência. Se necessário instala o Firefox, mas com o Flash.
  • Vai ao sítio Web do Scratch e adere ao serviço. Assegura-te, na base da página do Scratch, de que estás a usar a versão em português de Portugal. Se tiveres menos de 13 anos, introduz o endereço de correio electrónico de um encarregado de educação. Se der erro ao finalizares o registo, repete-o, mas escolhe outro nome de utilizador, um que seja pouco provável ser repetido.
  • Vai ao sítio Web do Editor Desconectado do Scratch e segue os passos para o instalares. Em princípio não vais precisar dele, mas como a ligação ao Scratch pode falhar na pior altura, mais vale prevenir que remediar.
  • Abre o Chrome ou o Firefox, vai até o projecto Scratch Rasto de Cor e experimenta corrê-lo, clicando na bandeira verde e clicando e arrastando o rato ao longo do palco branco. Se surgir um rasto de cor bonito que se vai desvanecendo, está tudo a funcionar na perfeição.
  • Vai a http://bit.ly/ue-epl-campo e carrega no botão direito do rato sobre a imagem. Escolhe a opção para a guardar. Dá-lhe o nome «campo de futebol» e guarda-a no teu ambiente de trabalho.
E pronto! É tudo! Vêmo-nos na sessão!